Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor tem ganhado relevância no comércio, sendo considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial do e-commerce.
E o evento não se resume a um único dia: nos últimos anos, ele tem movimentado uma semana inteira de ofertas para atrair os clientes e potencializar os resultados do varejo.
Em 2021, os e-commerces faturaram R$6,3 bilhões na primeira quinzena de março — um crescimento de 85% em relação ao ano anterior.
Esses são os dados do relatório da AlliN, que mostram o potencial do Dia do Consumidor para alavancar as vendas da sua loja virtual. Inclusive, este ano, 42% dos consumidores têm intenção de aproveitar as promoções da data.
Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. Por aqui, o evento ganhou vida em 2014.
Ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para os e-commerces.